quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fábrica de Software vs Mundo Real

OK, virou mania criar fábricas de software, mas me pergunto se este nome é merecido, ou é um padrão quando vários programadores desconexos trabalham juntos e produzem mil sistemas específicos?


São fábricas iguais a de automóveis? Ou ateliês de pinturas onde artistas criativos produzem obras de arte?

Estas fábricas tem produtos prontos para vender? Ou produzem novos produtos que serão cobaia para testar no mercado?

Será que são fábricas provedoras de mão de obra especializada para produzir todos os seus aplicativos customizados e entregam o fonte de graça para você?


Olhe para a segmentos sérios da indústria automobilística e compare.

Será que todas as fábricas produzem os mesmos produtos? Você acha que uma empresa especialista em produzir um tênis de corrida, terá a mesma desenvoltura para produzir carros de fórmula 1?


Imagine que seu software é como um computador ou carro comprado para uma atividade profissional. E pense comigo, você como dono de uma industria, irá pensar quais segmentos de mercado irá atender, ou terá uma Matriz de construção de projetos, pouco reutilizável?

Sua fábrica é multi-tarefa? Depende de pessoas ou processos?

Irá produzir carros esportivos, ou motos? No que você irá especializar sua fábrica?

Quem serão seus operários? Quem serão seus engenheiros? Quem serão seus atendentes de pós venda ?

E você ser pensante e super criativo, que adora virar noites a fio programando e é viciado em tecnologia, gostaria de ser um operário?

Bom, administração, engenharia, planejamento de mercado não linguagens de programação.
Como outras ciências, acho que um fábrica se constrói do jeito certo para atender o mercado e gerar produtos de qualidade.

Se não meu amigo, logo logo, seu software estará em algum 1,99 no máximo se merecer...
E considere isto um elogio, porque alguém achou útil e quis piratear...


Soluções não são control+c e Control+V , soluções são software, equipe de suporte, CRM e retorno sobre o investimento para seu cliente.
Postar um comentário