quarta-feira, 27 de maio de 2009

ESB - Enterprise Service BUS

Você irá encontrar conceitos completos e edificantes na internet, sobre este assunto, o que vou relatar neste blog foi uma experiência prática e de sucesso que vivencei.

Trabalhei 2,5 anos desenvolvendo WebServices e preparando seu códigos para suportarem o nível 2 do SMMI. Onde muitas informações de Q.O.S, poderiam ser coletadas por um ESB para que os serviços de negócios fossem questionados e melhorados.

Agora em maio, durante uma implantação de WebServices em um cliente em Sumaré SP, desenvolvi um barramento ESB, que recebia Mensagens SOAP Assincronas e as enfileirava para processamento. Estas mensagens são encapsuladas em um telegrama mais completo que contem informações de rastreamento, log, para emissão de relatorios Gerenciais.

Durante este processo a empresa optou por Integrar inumeros sistemas em sua arquitetura usando ESB para orquestrar os serviços.

Foi muito edificante realizar integrações com sucesso com SAP, MIS, MII e ter um controle de Governança próprio rodando sobre a plataforma .NET 3.5. BizTalk Server me desculpe.

Desenvolvi neste projeto algumas extensões SOAP, para Compactação de mensagens e monitoramento.

Tive a oportunidade de comparar minha ferramenta com outras de mercado e constratar que os requisitos funcionais estão interramente atendidos, e que o produto que estou desenvolvendo tem muita flexibilidade e agilidade.

Integrar sistemas é exige muita experiência, quando estamos comprometidos a realmente funcionar as interface de sistemas Legados.

Seja como for, meu ESB promete!
Postar um comentário