quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Arquitetura certa para o problema certo.

Object-Relational Mapping

Eu sempre tive receio de usar soluções de Frameworks de Persistência, DBA SQL veteramo, sempre vi as aplicações do lado dos recursos que consomem do banco de dados e a velocidade de utilização das telas.


Ultimamente tenho trabalhado com DevExpress, uma framework muito interressante para construir uma aplicação "Engessada" mais muito produtiva do lado do "desenvolvedor".

Estou a 3 meses utilizando a Framework com uma equipe muito experiente que tem utilizado esta solução há mais de 2 anos, a qual desenvolveram um Know-How muito eficiente e um Core de soluções muito interressante .

O único problema que venho sentido, é que todos estamos "maravilhados com a orientação e ergonomia do código" mas estamos nos esquecendo sinceramente de como isto vai rodar em produção.

Sou muito crítico em relação a performance do produto, e qualidade do mesmo.
Sei que um sistema deve atender primeiramente ao requisitos do negócio para depois passar pelo tunning.


Ainda tenho minhas dúvidas pois os resultados pra mim tem sido um pouco preocupantes.
Espero estar errado.

Recomendo você ler este artigo para ter uma idéia mais apurada:

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=5548
Postar um comentário